Cromoterapia - A Cura das Cores

Ir em baixo

Cromoterapia - A Cura das Cores

Mensagem  li em Sex Dez 19, 2008 1:27 pm

Não se vista de preto, não abuse do vermelho e tire partido do azul. Porquê? A cromoterapia explica.

Uma cor é a sensação produzida pelo nosso cérebro quando os nossos olhos são estimulados por ondas de luz de determinado comprimento de onda. Ou seja, a cada cor corresponde um comprimento de onda diferente. Cada comprimento de onda actua no cérebro de forma diferente, desencadeando processos distintos. De uma forma geral, podemos dizer que quanto mais curto for o comprimento de onda mais relaxante será o seu efeito. Por seu lado, comprimentos de onda mais longos resultam em sensações de maior excitação.

As cores frias, como o azul e o verde, são as de comprimento de onda mais curto. As cores quentes, como o vermelho ou o laranja são as de comprimento de onda mais longo. Assim, o azul e o verde têm um efeito mais calmante, enquanto o vermelho e o laranja têm o efeito contrário. (Já alguma vez pensou porque é que a decoração dos hospitais e os uniformes dos médicos e enfermeiros são sempre de cores frias?)

Partindo deste princípio, a cromoterapia é a técnica de aplicação das cores com um fim terapêutico. Esta técnica foi estudada e aplicada na antiguidade, na Grécia e no Egipto, e hoje em dia a ciência e a tecnologia permitem um estudo e uma aplicação mais precisos deste tipo de tratamento.

A luz e as cores são vibrações provenientes do Sol, que é a fonte natural de toda a energia luminosa. As cores são variações da frequência das ondas de luz emitidas pelo Sol e, segundo Newton, as cores primárias são sete (as do arco-íris): Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta. As três primeiras são as chamadas cores quentes, o verde é a cor do equilíbrio, e as últimas três são as cores frias.

A aplicação terapêutica das cores pode ser feita das mais variadas formas. É comum associar-se a cromoterapia a outros tipos de terapias holísticas, tais como o Feng Shui ou a terapia dos cristais, através da utilização das cores adequadas aos efeitos que se pretendem tanto na decoração (no caso do Feng Shui), como na cor dos cristais.

Uma forma bastante comum e muito simples de aplicar a cromoterapia é através da ingestão de água energizada por determinada cor. Se, por exemplo, pretendemos um efeito calmante, o processo é muito simples. Deita-se a água numa garrafa ou copo azul transparente, e deixa-se o recipiente exposto à luz solar. Desta forma, todo o comprimento de onda de luz que atravessa a água é azul, e o líquido fica carregado com a energia relaxante desta cor. Basta ingerir o líquido directamente do recipiente para tirar partido do efeito da cor.

Há ainda a terapia directa, que consiste na aplicação de focos de luz colorida sobre o corpo, variando a cor conforme o efeito pretendido.

De forma menos precisa, mas mais prática, é muito simples aplicar a cromoterapia ao nosso dia-a-dia, através da escolha das cores do nosso vestuário, da decoração da casa, dos objectos com que trabalhamos, etc. Fonte: Mulher Moderna

E para que se saiba como por em prática esses pequenos truques, aqui fica uma lista de propriedades de cada cor:

Vermelho - Efeito vitalizante, excitante, estimulante. Fortalece o sangue, melhora a circulação, previne a anemia e eleva a temperatura do corpo. Combate a depressão e, em excesso, pode causar irritação e aumento da tensão nervosa.

Laranja - Estimula o sistema nervoso e promove a alegria. Fortalece as funções mentais, aumenta a energia física e dissipa o desânimo. Combate a insegurança e falta de vontade. É eficaz no tratamento de doenças como a epilepsia, as doenças respiratórias e as inflamações.

Amarelo - Desperta as faculdades mentais, ajuda a dominar o sistema nervoso, promove o optimismo e favorece a criatividade e o raciocínio. É usado no tratamento de problemas digestivos.

Verde - Promove o equilíbrio, a harmonia e a serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador, promovendo a sensação de confiança e segurança. É utilizado no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias.

Azul - Efeito relaxante e apaziguador. Elimina a sensação de angústia e as perturbações nervosas, tem um efeito sedativo. Tem um efeito anti-séptico e é usado para aliviar cortes e queimaduras, para além de ser usado no tratamento de doenças da garganta e dos olhos.

Anil - Promove a elevação da mente e está ligado à beleza e à arte. É utilizado como anestésico e como calmante em estados de grande ansiedade ou excitação. É eficaz no tratamento de inflamações, dores (efeito analgésico) e doenças dos pulmões.

Violeta - Efeito benéfico sobre os nervos, promove a sensação de liberdade e combate as neuroses. Combate doenças dermatológicas e desentoxica o organismo. Promove a saúde de todas as células e tecidos.

Branco - Não é uma cor, mas sim a reunião de todas as cores. A cor branca é a luz emitida pelas superfícies que reflectem todas as cores. Ao receber luz branca, o organismo liberta todas as vibrações pesadas e negativas provenientes das doenças.

Preto - É a ausência de cor. Preto é o que vemos quando uma superfícies absorve todas as cores e não reflecte nenhuma. Não deve ser usada, uma vez que gera desarmonia e energias negativas.

flower
avatar
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 46
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

Ver perfil do usuário http://liforum.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cromoterapia - A Cura das Cores

Mensagem  primata em Ter Fev 03, 2009 5:08 pm

muito bem
olha a cor de roupa que eu escolho para cada dia tem a ver com o meu estado de espirito
ha dias que estou mais virada para as cores vivas enquanto que noutros procuro vestir cores mais sobrias e eu percebo que tem muita influencia .por vezes escolho a roupa á noite p vestir de manha e quando acordo já nao quero aquela e mudei completamente o visual
avatar
primata
Caloira(o)
Caloira(o)

Número de Mensagens : 239
Reputação : 3
Data de inscrição : 25/11/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mais sucesso usando as cores certas durante semana

Mensagem  li em Dom Fev 22, 2009 10:17 am

Aqui vai uma ajuda para perceberes a mudança que pode ocorrer na tua energia se usares a cor certa:

Como sabem as cores são muito importantes na nossa vida, e está mais que provado que influenciam o nosso comportamento.

Assim, sejam positiva(o)s e sigam estas dicas. Resultam mesmo!

(Nota: Tenham em atenção que podem vestir-se com a cor do dia ou usar algo da cor perto de si.)

Segunda-Feira
É comum neste dia sentirmos uma preguiça maior.
É preciso aumentar o nosso potencial: usar o amarelo.

Terça-Feira
A nossa agilidade não pode cair, há que reforçar os planos: usar o vermelho.

Quarta-Feira

A meio da semana o nosso romantismo pode ficar melhor e atrair ainda mais a simpatia de todos: usar o rosa.

Quinta-Feira
É sempre bom aumentar a nossa intuição e o poder mental. Usar o lilás.

Sexta-Feira
É preciso pense com profundidade em aproveitar bem o nosso fim-de-semana. Usar o azul.

Sábado
Bom descanso, curtir a natureza... nada melhor que o verde.

Domingo
Estar de bom humor com todos os outros. Deixar que a vida nos invada, agitar um pouco este dia: usar o laranja ou dourado.
Fonte: Sapo-Astral

Eu sou sem dúvida uma seguidora da terapia das cores. Mesmo sem pensar muito, acabo escolhendo uma cor ou outra dependendo de como me sinto... ou mais importante ainda, de como me quero sentir.

E isso influencia significativamente o meu estado de espirito e a forma como encaro a vida.

flower
avatar
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 46
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

Ver perfil do usuário http://liforum.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cromoterapia - A Cura das Cores

Mensagem  cristinita1 em Qui Abr 09, 2009 1:26 pm

As únicas cores que não gosto de usar são o preto e o cinzento. Já andava a aplicar a cromoterapia sem o saber.

Obrigada pela informação!
avatar
cristinita1
Novata(o)
Novata(o)

Número de Mensagens : 35
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/03/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cromoterapia - A Cura das Cores

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum