LiForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A tua pele sofre de stress?

3 participantes

Ir para baixo

A tua pele sofre de stress? Empty A tua pele sofre de stress?

Mensagem  li Sáb Jan 31, 2009 3:14 pm

Aprende a reconhecer os sinais de alarme que a tua pele te dá...

De acordo com Manuela Cochito, dermatologista, «o stress influencia, de facto, o estado da pele e, quando alguma coisa não está bem, isso é visível de imediato».

Mas porquê? É que, em situações stressantes, o nosso organismo reage direccionando o fluxo sanguíneo e de oxigénio para as áreas que considera vitais na resposta ao stress, afastando-o das zonas consideradas não essenciais, como a pele. Quando os episódios de stress são frequentes e este processo ocorre repetidamente, a pele não recebe os nutrientes que necessita e ressente-se.

«Podemos dividir os efeitos do stress na pele em dois grandes grupos: as doenças que se agravam ou podem ser desencadeadas pelo stress e, no segundo grupo, aquilo que não são propriamente doenças mas estados de pele menos bonitos, menos felizes, devido a situações causadas pelo stress», explica Manuela Cochito.

«Das muitas doenças causadas pelo stress, a mais comum e que tem uma relação directa com o cansaço e as preocupações é a dermatite seborreica, ou seja, a vulgar caspa. Muitas vezes, manifesta-se também na face, com uma descamação ao nível das sobrancelhas e na zona nasal», acrescenta ainda.

Outra doença relativamente vulgar que está associada ao stress é a psoríase. «À partida, a pessoa já a tem, mas pode agravar-se ou até manifestar-se pela primeira vez em alturas de stress», esclarece a dermatologista.

O eczema atópico, a acne, as peladas no couro cabeludo e as alterações nas unhas são outras manifestações que podem estar relacionadas com a presença de stress nas nossas vidas.

Aprenda a ouvir a pele

A diminuição da resistência da pele, o aumento da transpiração, a vermelhidão, as comichões, o enfraquecimento do cabelo e das unhas, as reacções alérgicas, o tom macilento e com menos brilho da pele e a perda da elasticidade são queixas que não devem ser menosprezadas, pois são, como refere Manuela Cochito, «consequências desagradáveis do stress que interferem no bem-estar e auto-estima.

Por detrás, podem encontrar-se factores tão simples como a pessoa dormir mal, andar mais cansada e não ter tempo nem paciência para tratar de si diariamente. A pele ressente- se da falta de mimo». Mas será que o stress também pode ser responsável pelo envelhecimento precoce da pele?

«Há muitos estudos que tentam estabelecer uma relação entre o stress e o envelhecimento prematuro da pele e o que se conclui é que depende do tipo de stress, isto é, tem de ser um stress negativo e muito prolongado», descreve a dermatologista.

Se o stress se manifestar durante períodos prolongados enfraquece o sistema imunitário e inibe o trabalho dos antioxidantes que combatem os radicais livres (grandes responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele).

Portanto, se reparares nalgum destes sintomas, não entres em pânico. Muito tranquilamente, pega no telefone e marca uma consulta no teu dermatologista.

Estes são os sinais a que deves estar particularmente atenta:

Pele avermelhada sem razão aparente
Pele irritada e escamativa na zona T (sobrancelhas e nariz)
Palidez
Pele macilenta e sem brilho
Acordar sempre com olheiras profundas
Pele sensível e com pouca resistência a agressões externas
Sudação exagerada

flower
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A tua pele sofre de stress? Empty Re: A tua pele sofre de stress?

Mensagem  vivie Ter Fev 03, 2009 2:29 pm

eu noto palidez e olheiras quando ando mais cansada Rolling Eyes
vivie
vivie
Atenta(o)
Atenta(o)

Número de Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A tua pele sofre de stress? Empty Re: A tua pele sofre de stress?

Mensagem  primata Ter Fev 03, 2009 4:41 pm

eu em pouco tempo fiquei com muitas rugas e detesto
primata
primata
Caloira(o)
Caloira(o)

Número de Mensagens : 239
Reputação : 3
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

A tua pele sofre de stress? Empty Re: A tua pele sofre de stress?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos