LiForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Temos Governo!

2 participantes

Ir para baixo

Face aos ministros ontem apresentados por José Sócrates, consideras que o novo Governo será:

Temos Governo! Vote_lcap0%Temos Governo! Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Temos Governo! Vote_lcap100%Temos Governo! Vote_rcap 100% 
[ 1 ]
Temos Governo! Vote_lcap0%Temos Governo! Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 1
 
 
Votação encerrada

Temos Governo! Empty Temos Governo!

Mensagem  li Sex Out 23, 2009 3:37 am

Um Governo de combate político. Esta é a principal conclusão que se pode tirar do perfil do XVIII Governo Constitucional, que ontem José Sócrates apresentou ao Presidente da República e que tomará posse na próxima segunda-feira. José Sócrates apostou no seu núcleo duro de ministros com experiência política e colocou-os em áreas-chave para ter quem responda aos argumentos da oposição, resguardando-o a si de um desgaste constante, inerente à minoria com que vai ter de governar.

Mas há outras conclusões importantes a realçar.

Teremos um Governo que dará prioridade à economia. A transição de um dos ministros com mais trabalho feito na anterior legislatura, Vieira da Silva, para a pasta deixada vaga por Manuel Pinho, e a entrada de um sindicalista para a área do Trabalho, revela a preocupação com o combate aos altos níveis de desemprego e também com a necessidade de apoiar as empresas portuguesas e captar investimento estrangeiro. Além disso, a aposta em António Mendonça nas Obras Públicas, um economista que tem defendido o investimento público e as grandes obras como solução contra a crise (do TGV ao aeroporto), mostra que essa se manterá como uma opção estruturante.

Trata-se, também, de um Governo de gestão. Outra ilação a retirar da lista de 16 ministros, oito dos quais são caras novas e oito transitam do Executivo anterior, dois deles em pastas diferentes. Como esta não vai ser uma legislatura de grandes reformas, que já foram feitas, mas sim da sua implementação, José Sócrates escolheu personalidades que concordam com a suas posições e de inquestionável competência técnica.

É um Governo que reflecte os resultados eleitorais. O primeiro-ministro minoritário percebeu que a constituição do novo Executivo tinha de ser o reflexo do eleitorado e das contestações recentes às políticas do Governo e optou por mudar áreas polémicas como a educação, a cultura ou a agricultura. Isabel Alçada, uma professora que conhece por dentro o sector, na Educação, Gabriela Canavilhas, uma pianista premiada, na Cultura, ou Alberto Martins, um homem de Coimbra para uma Justiça muito marcada por coimbrões, são como que "clones" da opção de sucesso que foi a médica Ana Jorge à frente da Saúde.

Um Governo com uma viragem à esquerda. Uma última interpretação a fazer sobre o novo Executivo. José Sócrates não só apostou em nomes da área mais à esquerda do seu partido, dos quais se deve salientar, além de Alberto Martins, Helena André, a sindicalista escolhida para a pasta do trabalho - que se juntam a Vieira da Silva e a Ana Jorge -, como tenta agradar a bandeiras dessa esquerda: além do número de mulheres no Executivo (cinco, quase um terço), aposta no combate ao desemprego e uma das primeiras medidas que tomará depois de reconduzido será o casamento entre homossexuais.

Em resumo: José Sócrates investe nas áreas fundamentais em tempos de crise, a Economia, o Trabalho e as Finanças - onde, obviamente se mantém Teixeira dos Santos -, cria um Governo com músculo político e nervos de aço para enfrentar uma oposição feroz perante uma minoria, além de tentar pacificar os sectores mais polémicos. Pode resultar. Sobretudo defendê-lo-á nos primeiros, e mais duros, dois anos iniciais da nova legislatura
. (in Diário de Noticias, 23/10/2009)

flower
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Temos Governo! Empty Re: Temos Governo!

Mensagem  primata Qui Out 29, 2009 6:32 pm

já votei
primata
primata
Caloira(o)
Caloira(o)

Número de Mensagens : 239
Reputação : 3
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos