LiForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cancro do Colo do Útero: «Mulheres podem fazer auto-exame com kit em forma de tampão»

Ir para baixo

Cancro do Colo do Útero: «Mulheres podem fazer auto-exame com kit em forma de tampão» Empty Cancro do Colo do Útero: «Mulheres podem fazer auto-exame com kit em forma de tampão»

Mensagem  li Sex Nov 07, 2008 4:40 pm

As mulheres portuguesas poderão fazer a sua própria colheita de células para exame ao cancro do colo do útero, uma alternativa ao Papanicolau que está a ser utilizada com "grande sucesso" em países como a Holanda. A hipótese vai ser analisada numa conferência que decorrerá esta sexta-feira no IPO do Porto. (Lusa)

O presidente da Sociedade Portuguesa de Papilomavirus (SPPV), Rui Medeiros, explicou à Lusa que este auto-teste tem a forma de um tampão e permite às mulheres colherem células do colo do útero para posterior análise laboratorial.
O objectivo é que este teste identifique a existência de células que possam revelar a presença do Vírus do Papiloma Humano (HPV), principal causa do cancro do colo do útero, que mata anualmente 300 mulheres em Portugal.
A alternativa está a ter "grande sucesso" em países como a Holanda, Brasil e África do Sul e estará em análise sexta-feira durante uma conferência que decorre no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto sobre o tema "HPV, as Vacinas e o Rastreio do Cancro do Colo do Útero".
De acordo com Rui Medeiros, que coordena o Grupo de Oncologia Molecular e Virologia do IPO do Porto, esta auto-colheita - que é assegurada com um kit especial, com a forma de um tampão - não substitui a consulta ginecológica, mas pode chegar a mulheres que, pelas mais variadas razões, não vão ao médico.
Actualmente, o exame à presença do HPV faz-se com o recurso ao Papanicolau, exame ginecológico que recolhe células no colo do útero, as quais são posteriormente analisadas em laboratório.
Com este auto-exame, as mulheres não precisam, numa fase inicial, de ir ao médico. Contudo, e consoante o resultado do exame, serão ou não encaminhadas para um ginecologista.
Na Holanda, afirmou Rui Medeiros, os resultados são muito bons, tal como no Brasil e na África do Sul.
Rui Medeiros adiantou que a alternativa vai estar em análise, cabendo às autoridades acatar ou não a proposta da sua introdução em Portugal.
Actualmente, está em curso um rastreio ao cancro do colo do útero nas regiões Centro e Alentejo. Em breve, avançará o rastreio no Norte.
Em Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está a realizar um rastreio em vários bairros da cidade.


Concerteza uma noticia que agradará a muitas mulheres, que pelo próprio desconforto provocado pela forma como é feito actualmente o exame que permite detectar esta doença, se afastam das consultas de ginecologia.
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos