LiForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

5 participantes

Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  li Dom Nov 30, 2008 6:44 pm

Ter preconceitos é assimilar as coisas com julgamento preestabelecido, fundamentado na opinião dos outros. Os preconceitos são as raízes de nossa infelicidade e sofrimento, pois podem deteriorar nossa visão da vida. Aceitamos valores de adultos com quem convivemos, de uma maneira e forma tão sutis que nem percebemos. Basta a criança observar um comentário sobre a sexualidade de alguém, ou a religião de um vizinho, para assimilar idéias e normas vivenciadas pelo adulto que promove a crítica. De maneira distorcida, baseia- se no julgamento do outro. Na busca do progresso psico-espiritual, o homem deve se questionar a respeito de suas visões em relação ao sexo, raça, velhice, política, religião. Assim saberá se o juízo que faz é seu ou se está dependente da influência do outro.

E tu? Achas que todos os ciganos são ladrões, todos os arrumadores são drogados, os Alentejanos calões, não te sentas á mesa com negros, os enfemeninados são todos gays, etc. etc ?....

Pode-se sempre não responder, por puro preconceito!!

flower
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Re: Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  vivie Seg Dez 01, 2008 4:51 am

eu preconceitos ,não tenho...mas há coisas que ninguem me obriga a gostar!

respeito tudo neste mundo...desde o momento que me respeitem tambem!
vivie
vivie
Atenta(o)
Atenta(o)

Número de Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Re: Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  Haialla Seg Dez 01, 2008 1:53 pm

vivie escreveu:eu preconceitos ,não tenho...mas há coisas que ninguem me obriga a gostar!

respeito tudo neste mundo...desde o momento que me respeitem tambem!

Lá está... será que isso não é uma forma de preconceito? Basta se perguntar: Por que eu não gosto de ciganos? De negros? etc... Se vc diz: ninguém me obriga a gostar de chocolate, de bebida, de viajar, de uma certa comida etc, tudo bem. Mas ninguém me obriga a gostar de um ser humano... Por quê? Por causa da sua raça, crença, cor ou cultura...? Pergunte-se porque não gosta... Todos são seres humanos e em todas as raças e culturas há pessoas boas e más. Também não há mal nenhum em afirmar que tem preconceito em relação a alguma coisa... Somos seres humanos.

Haialla
Novata(o)
Novata(o)

Número de Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Re: Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  vivie Ter Dez 02, 2008 3:59 am

então vou te dar um exemplo:

vejo um homem com outro homem....respeito mas não gosto de ver!e ninguem me obriga a tal!!é só isso!!


quero desde já dizer que tenho amigos/as de nacionalidades diferentes...e tb já tive um amigo homosexual!

se tivesse preconceitos, não os tinha de certeza não achas??

e tb quero referir que eu tb já senti na pele algums preconceitos por isso eu sei bem daquilo que estou a falar...

não nasci neste pais...e os meus pais foram emigrantes!
vivie
vivie
Atenta(o)
Atenta(o)

Número de Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Re: Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  li Ter Dez 02, 2008 4:32 am

Basta a criança observar um comentário sobre a sexualidade de alguém, ou a religião de um vizinho, para assimilar idéias e normas vivenciadas pelo adulto que promove a crítica.

Quanto a mim penso que aqui está a chave. Sermos mais ou menos preconceituosos, será sempre fruto da educação que tivemos, daquilo que nos foi incutido pelos nossos pais, avós, primos, tios, em crianças.

Na busca do progresso psico-espiritual, o homem deve se questionar a respeito de suas visões em relação ao sexo, raça, velhice, política, religião. Assim saberá se o juízo que faz é seu ou se está dependente da influência do outro.

Resumindo:
Pior do que ter algum tipo de preconceito, é não ser capaz de admitir que se tem.

Logo, qualquer tipo de debate sobre este assunto, será sempre saudável.

flower
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Re: Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  Haialla Ter Dez 02, 2008 5:34 am

Isso é preconceito! Não tem como negar... Voce pode ter preconceito e respeitar. Ter preconceito não significa que voce tenha de ser daquelas que xigam e tratam mal. Apesar do preconceito quanto tal situação, há o respeito. Eu por exemplo, quando vejo um homem afeminado, acho logo que é gay. Por experiencia própria, todos afeminados que conheço são gays, logo tenho esse pré-conceito de que todos são. Até encontrar um que não seja, até agora não vi. Mas apesar de achar que todo afeminado é gay, já contra gay não tenho preconceito, pois meu melhor amigo (homem), é gay, vivie com o companheiro e eu frequento a casa deles, inclusive, já estive no meio de uma briga, a tentar fazer com voltassem a ficar juntos (e já estão novamente). A nacionalidade foi só um exemplo que dei. Se eu disser: não gosto de ciganos porque cheiram todos mal, mas respeito-os, é preconceito. Nem todos cheiram mal e eu sei disso.
Eu tb não nasci aqui e por uma vez já senti o preconceito, mas como eu não engulo sapos, soube dar uma resposta pra calar um individuo. Agora tenho amigos que já o sentiram por várias vezes e me indigna ver alguém sendo destratado por ser de outra nacionalidade (e daí, não foram os portugueses que andaram pelo mundo numa caravela descobrindo tudo quanto é país?), por ser negro (o sangue não é vermelho? a lagrima e o suor não são salgados? Não lhe dói quando lhe batem? Se um branco precisa de um transplante, o negro não lhe pode dar? Que diferença faz um pouco de melanina a mais? (Que aliás, quem me dera a mim ter mais um pouco de melanina), quem foi que disse que Jesus era branco de olho azul? Se era asiático era muito provavelmente mais parecido com meu vizinho indiano da loja de telemóveis do que com o Brad Pitt), por ser cigano? ( a sociedade não lhes dá oportunidade, não confiam neles... de certeza que se tivessem oportunidade de ser alguém, agarrariam, mas não têm), por ser gay? ( se não gostam do sexo oposto, vão morrer sozinhos? Todos merecem ser felizes) Por ser afeminado? (Bem, aí por mim pode ser afeminado, não me diz nada, cada um é como é) Agora que eu fico logo achando que é gay, ah isso fico. Fazer o que? Quando eu era criança menino não vestia rosa, não brincava de boneca, nem fazia balé. Nesse caso fica um pouco dificil mudar, mas respeito-os porque cada um é livre para ser o que quiser, com tanto que respeitem os outros e sejam felizes!

Haialla
Novata(o)
Novata(o)

Número de Mensagens : 33
Reputação : 0
Data de inscrição : 14/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Re: Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  neshi Sáb Dez 06, 2008 1:54 pm

...é láaaaaa....Haialla....gostei muito das tuas palavras....ai está uma mulher que sabe o que diz e o que quer....depois de tudo o que acabei de lêr nada ou quase nada me restra acrescentar......que na sou de maneira nenhuma preconceituosa....pra mim são todos iguais...com direito á vida e ao respeito que possam merecer...mas sabes falar de preconceito...dá pano pra mangas......todo o sêr tém o seu lado mais ou menos acentuado de preconceito.....o que nós ouvimos..ou o que nos incutem em crianças...poderá têr uma certa influência...que poderá desaparecer ou não conforme a nossa personalidade....eu em criança ouvia muito...que os ciganos eram isto e aquilo....os negros idém....enfim.....tudo o que na fosse branquinho e lavadinho...não prestava...ora...com o passar dos anos fui crescendo fui tomando as minhas proprias ideias...e ao contrário duque me foi dito....não penso nem ajo assim....em todo o lado á gente boa e gente má...independentemente da raça....côr ou posição social....em relação a ligações do mesmo sexo...penso que cada um escolhe o que quer...o coração é que manda.....as pessoas na tém culpa de nascerem com ormonas femeninas/masculinas a mais....se gostam só tém de assumir....não deixam de sêr dignos do nosso respeito por isso...tenho uma filha...é claro que gostaria muito que tivesse um homem ao lado dela......mas se ela um dia chegar a casa e disser que está apaixonada por uma pessoa do mesmo sexo...que faço..??deixa de ser minha filha..??...claro que não....na era por causa disso que deixava de digna do meu amor por ela....
neshi
neshi
Novata(o)
Novata(o)

Número de Mensagens : 21
Idade : 57
Localização : ingland
Reputação : 0
Data de inscrição : 02/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Re: Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  primata Qua Dez 10, 2008 5:00 pm

eu respeito tudo e todos tal como gosto de ser respeitada
sou uma pessoa muito amiga do meu amigo, fico trite quando alguem me desilude
sou uma pessoa muito carinhosa e sempre disposta a ajudar mas por favor não me obriguem a fazer nada
porque sendo assim eu não faço
podem julgar-me mas eu sou mesmo assim e quem me conhece sabe-o bem
concluindo gosto de ser como sou e sinto que sou querida por quem me rodeia flower
primata
primata
Caloira(o)
Caloira(o)

Número de Mensagens : 239
Reputação : 3
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Re: Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  li Qui Dez 11, 2008 3:57 am

Sentir-mos que somos queridas por quem nos rodeia é algo que nem todos conseguem almejar... Very Happy

Já respeitar todos e exigir o respeito para si próprio é um dos meus lemas de vida.

Agora, preconceitos, acho que no fundo todos temos um pouco, porque somos humanos, logo seres imperfeitos.

No entanto, admitirmos que o preconceito existe e respeitarmos as diferenças, é demonstrar racionalidade. E sermos racionais é precisamente o que nos destingue das outras espécies.

Quando não formos capazes de fazer uso dessa capacidade, então aí o preconceito instalar-se-á, dominando...

Esse é o perigo.

flower
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Re: Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  primata Qui Dez 11, 2008 4:01 pm

Smile
Admin escreveu:Sentir-mos que somos queridas por quem nos rodeia é algo que nem todos conseguem almejar... Very Happy

Já respeitar todos e exigir o respeito para si próprio é um dos meus lemas de vida.

Agora, preconceitos, acho que no fundo todos temos um pouco, porque somos humanos, logo seres imperfeitos.

No entanto, admitirmos que o preconceito existe e respeitarmos as diferenças, é demonstrar racionalidade. E sermos racionais é precisamente o que nos destingue das outras espécies.

Quando não formos capazes de fazer uso dessa capacidade, então aí o preconceito instalar-se-á, dominando...

Esse é o perigo.

flower

Smile
primata
primata
Caloira(o)
Caloira(o)

Número de Mensagens : 239
Reputação : 3
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Preconceitos: Todos nós temos o nosso? Empty Re: Preconceitos: Todos nós temos o nosso?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos