LiForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

300 mil vão ter formação ‘à força’

Ir para baixo

300 mil vão ter formação ‘à força’ Empty 300 mil vão ter formação ‘à força’

Mensagem  li Qui Nov 11, 2010 2:43 am

300 mil vão ter formação ‘à força’ Employ10

Quem está desempregado, sem solução à vista, a usufruir do subsídio, e tem o 9º ano de escolaridade será, a partir da próxima semana, chamado para o programa Novas Oportunidades.

O processo vai abranger cerca de 300 mil pessoas até ao final de 2010. A iniciativa deve prolongar-se no próximo ano. Quem se recusar a participar nas acções de formação fica com o subsídio suspenso. A medida começa pelas pessoas com mais escolaridade, sem contar com os beneficiários com o 12º ano, e estende-se a cidadãos que nem a quarta classe têm.

A ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, explicou ontem no Parlamento o universo de pessoas abrangidas: "Falamos em 300 mil pessoas que vão ser activadas nos programas que temos previstos para 2011: temos cerca de 220 a 230 mil pessoas desempregadas e 70 mil a 80 mil pessoas que são beneficiárias do Rendimento Social de Inserção." O objectivo, diz o Governo, é a "promoção de competências básicas dos beneficiários do RSI" e a aposta na formação de desempregados.
Fonte: Correio da Manhã, 11-XI-2010

Apesar de considerar o título desta notícia algo demagógico (a colocação do "á força" entre aspas não será de todo inocente), o conteúdo da mesma não deixa de merecer que nos debrucemos sobre o assunto.

Não posso deixar de achar esta uma medida positiva, no sentido de que é urgente e realmente imprescindível apostar na formação e qualificação daqueles que se encontram desempregados (se as oportunidades já não são muitas, quando não se tem instrução e qualificação, diminuem ainda mais as hipóteses de se conseguir reverter essa condição). E já que como todos nós sabemos, se não for "á força", a maioria destas 300 mil pessoas nada fará para modificar a sua situação, então que seja.

Na minha opinião, o programa «Nova Oportunidades» mais do que ensinar (não é esse o objectivo) pretende que cada um demonstre efectivamente o que realmente sabe, como sabe e de que forma está apto a aplicar os seu conhecimentos. E isso é positivo e gratificante.

Very Happy
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos