LiForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vida saudável?

2 participantes

Ir para baixo

Vida saudável? Empty Vida saudável?

Mensagem  li Sex Nov 14, 2008 2:16 pm

[quote]Um vegetariano é, por definição, uma pessoa que se alimenta de vegetais. Não com carne. Quando muito, consome produtos de origem animal ou sub-produtos de animais, como os lacticínios, os ovos e o mel. Apesar de já ter quase 200 anos, o termo ainda gera confusão. Muita gente pensa que os vegetarianos só come vegetais ou só não comem carne vermelha e julga que eles podem ingerir aves, peixes e mariscos. Não é raro encontrar à vendas pizzas vegetarianas com atum, mas essas, qualquer que seja o tipo, não há vegetariano que lhes toque!

Ao contrário do que muita gente julga, as pessoas que já se renderam a este tipo de dieta alimentar não são todas iguais. Existem vários tipos de vegetarianos:

Vegan - São os mais radicais. Não comem qualquer variedade de carne ou peixe e recusam-se a ingerir tudo o que seja de origem animal, nem sequer o mel. Entre estes vegetarianos, há duas correntes. A mais moderada fica-se pela não ingestão desse tipo de alimentos. Os mais extremistas rejeitam tudo o que é de origem animal. Não calcam sapatos de couro. Não usam roupa de lã. Não se tapam com edredões de penas nem utilizam cosméticos de origem animal.

Lacto-vegetarianos - Não comem ovos, mas incluem na sua alimentação os lacticínios e o mel. A maioria dos vegetarianos da Índia - onde 80% da população é vegetariana - exclui os ovos da sua dieta. Pitágoras era lacto-vegetariano.

Ovo-vegetarianos - É a forma de vegetarianismo mais clássica e também a mais popular. Como o nome indica, comem ovos e lacticínios. Embora seja mais abrangente, uma vez que podem comer quase tudo o que as outras pessoas comem, este regime exclui a carne, o peixe e os produtos alimentares derivados dos animais, como a gelatina e o coalho de origem animal.

Nos últimos anos, com a mediatização e com a crescente divulgação deste tipo de regime alimentar, surgiram nova designações:

Semivegetarianos - Pessoas que reduziram o consumo de carne, mas que continuam a comê-la. São potenciais vegetarianos, o que significa que podem nunca chegar a sê-lo.

Pseudovegetarianos - São os que dizem que são vegetarianos, mas não são. Sempre que podem, comem carne!

Frugívoros - São os vegan na sua versão mais extremista. Só ingerem frutas e verduras que não mantam a árvore nem a planta. Comem, por exemplo, maçãs, que podem ser colhidas sem danificar a árvore, mas cenouras já não!

Esta é uma dúvida que os apreciadores de carne têm. O que é que leva uma pessoa a ser vegetariana? Existem várias motivações:

Razões éticas - O respeito pela vida animal. Os defensores dos seus direitos consideram injusta e cruel a matança e o sofrimento de animais para consumo humano, por causa da violência que esse processo envolve. Muita gente não sabe que os animais abatidos sangram até morrer. Diariamente, são mortos milhares de pintos machos, só porque não produzem ovos. Alguns são esmagados. Outros são sufocados. Os activistas mais radicais consideram o abate de vacas assassinato e o de vitelos, infanticídio.

Questões dietéticas - Quem sofre de níveis altos de colesterol não tem grandes alternativas. A melhor maneira de reduzir o consumo de gordura é evitando a carne. O nível de colesterol ingerido pelos vegetarianos é cerca de 20% mais baixo.

Perigo para a saúde pública - A divulgação de notícias sobre potenciais pergios para a saúde pública levou muita gente a deixar de frequentar os talhos e as peixarias. Em causa está o alarmismo provocado pelo aparecimento de casos de porcos com peste suína africana, de frangos com nitrofuranos, de vacas com encefalia bovina espongiforme e de peixes contaminados com mercúrio.

Preocupações ambientais - Metade das florestas tropicais foram, nas últimas décadas, dizimadas e transformadas em pastos para gado. Há quem diga que, se estivessem apenas vocacionados para a cultura de vegetais e cereais, os nossos terrenos férteis alimentariam, na mesma proporção, mais seres humaos. Cem acres de terra produzem carne que alimenta 20 pessoas, mas podem fazer brotar trigo suficiente para alimentar 240. Como se não bastasse, os produtores de carne estão entre os maiores poluidores de água.

Convicções religiosas - Há milhares de pessoas que não se alimentam de carne por razões meramente religiosas. Os Hindus consideram as vacas sagradas e não as comem. A maioria segue uma dieta exclusivamente vegetariana. O Budismo faz a apologia do vegetarianismo, mas admite o consumo moderado de carne de porco. A lei judaica interdita ainda as ostras. A Igreja Católica, no passado, além dos jejuns, também limitava a ingestão de carne. Esta só se comia em dias festivos e em casos de doenças.[/
quote]

Por tudo isto, não será de estranhar o crescente número de receitas que surgem nas publicações de culinária ou mesmo o número de restaurantes que optam por aderir a esta ideologia (chamemos-lhe assim).
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vida saudável? Empty Re: Vida saudável?

Mensagem  primata Sáb Nov 29, 2008 12:21 pm

muito bem estamos sempre a aprender
primata
primata
Caloira(o)
Caloira(o)

Número de Mensagens : 239
Reputação : 3
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos