LiForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Felicidade pode ser contagiosa?

Ir para baixo

Felicidade pode ser contagiosa? Empty Felicidade pode ser contagiosa?

Mensagem  li Qua Dez 17, 2008 12:06 pm

A felicidade de uma pessoa não é só uma escolha ou experiência individual, mas está também ligada à felicidade dos indivíduos com os quais tem ligações directas ou indirectas.

Esta é a conclusão de um estudo publicado na revista científica “British Medical Journal” e divulgada pela edição online da BBC.

Com recurso a análises estatísticas, os pesquisadores Nicholas Christakis, da Escola de Medicina de Harvard, e James Fowler, da Universidade da Califórnia, mediram a felicidade das pessoas associada às redes sociais às quais estão ligadas.

Segundo os dados do estudo, a felicidade de uma pessoa pode “contagiar” aqueles com quem ela se relaciona. «Mudanças na felicidade individual podem propagar-se em ondas de felicidade pela rede social e gerar grupos de felicidade e infelicidade», diz o estudo.

E não só. Conclui o estudo que não são apenas os laços sociais mais imediatos que têm impacto nestes níveis de felicidade. O sentimento consegue atingir até três graus de separação (amigos de amigos de amigos).

«As pessoas que estão cercadas de pessoas felizes e as que são centrais nessas redes de relações têm mais tendência a serem felizes no futuro», diz o estudo divulgado.

A pesquisa aponta que estes grupos de “felicidade” resultam da disseminação desse sentimento, e não são apenas o resultado de uma tendência dos indivíduos se associarem a pessoas com características similares.

Assim, um amigo que viva a uma distância de cerca de um km e que experiencie momentos de felicidade, aumenta em 25% a probabilidade de a outra pessoa ser feliz. Efeitos similares foram observados entre casais que moram na mesma casa (8%), irmãos que vivam a cerca de um km de distância (14%) e vizinhos (34%).

Surpreendentemente, essa relação não foi observada entre colegas de trabalho, o que sugere que o contexto social pode afectar na disseminação do sentimento de felicidade, diz o estudo.

A análise conclui ainda que a proximidade geográfica é essencial para a disseminação da felicidade. Neste sentido, uma pessoa tem 42% mais hipótese de ser feliz se um amigo que viva a menos de 800 metros de distância se tornar feliz.. O efeito é de apenas 22% se o amigo morar a mais de 2,2 km.

Para chegar a essas conclusões, os autores analisaram dados, recolhidos para um outro estudo, de 5.124 adultos entre os 21 e os 70 anos na cidade de Framinggham, EUA, , entre 1971 e 2003.

De acordo com Andrew Steptoe, especialista em psicologia do Colégio Universitário de Londres, «faz sentido intuitivamente que a felicidade das pessoas à nossa volta tenham impacto na nossa própria felicidade». «O que é surpreendente é que essa felicidade parta não apenas daqueles muito próximos, mas também de pessoas um pouco mais distantes», disse à BBC. Fonte: Sapo - Mulher

Concordo plenamente.

Tenho a certeza que se estivermos rodeadas de possas bem-dispostas, positivas, alegres, de bem com a vida, isso proporcionar-nos-á bem estar físico e mental.

Por sua vez, conviver com pessoas depressivas, derrotistas, angustiadas, cisudas, com toda a certeza nos levará para baixo!

flower
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos