LiForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eutanásia: Sim ou não?

+3
vivie
primata
li
7 participantes

Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  li Ter Fev 17, 2009 3:31 pm

O caso que voltou a despoletar a polémica em torno da eutanásia, foi o de Eluana. A jovem italiana que ficou em estado vegetativo depois de um acidente de viação, já lá vão 17 anos.

O Governo de Sílvio Berlusconi, que se opunha à morte de Eluana e que a tentou travar mandando para o Supremo Tribunal a proposta de urgência que proíbe a cessação de alimentação e hidratação artificial a pessoas em estado vegetativo. Esta proposta tinha como objectivo evitar a morte de Eluana, mas não chegou a tempo.

Proponho assim desta forma usarmos este espaço para a discussão deste tema.

flower
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  primata Ter Fev 17, 2009 4:58 pm

é um tema bastante polémico e de dificil decisão
eu acho que quando a pessoa está a sofrer ha anos e apenas está viva artificialmente talvez a decisão mais certa era deixala descansar em paz, por outro lado se fosse uma pessoa da minha familia eu talvez mudasse de ideias porque ia perde-la para sempre
sinceramente acabo de verificar que não tenho uma opinião formada acerca do assunto, é complicado
primata
primata
Caloira(o)
Caloira(o)

Número de Mensagens : 239
Reputação : 3
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  vivie Qua Fev 18, 2009 1:15 am

eu acho que sim......as pessoas tem o direito de escolher quando ainda sabem aquilo que querem para elas.

o sofrimento é horivel e passar por isso lucido ,ainda mais.......
vivie
vivie
Atenta(o)
Atenta(o)

Número de Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  primata Ter Mar 10, 2009 12:08 pm

sabes vivie quando penso nestas doenças fico assustada deve ser horrivel e incapacitante, mas ninguem está livre de passar por essas situações
primata
primata
Caloira(o)
Caloira(o)

Número de Mensagens : 239
Reputação : 3
Data de inscrição : 25/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  vivie Ter Mar 10, 2009 3:56 pm

é verdade primata...é asustador
vivie
vivie
Atenta(o)
Atenta(o)

Número de Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  cristinita1 Qua Abr 01, 2009 3:07 am

Eu sou a favor da eutanásia. Acho que quem está em sofrimento constante, que sabe que a doença vai miná-lo pouco a pouco tem o direito de escolher. Aqui no Luxemburgo a eutanásia foi legalizada há menos de um mês e o que acontece é que as pessoas que se deslocavam à Bélgica ou à Holanda para serem eutanasiadas já não vão e fazem-no aqui. Na Bélgica até eutanasiam menores, embora isso seja ilegal, por agora. Eles também já falam em mudar a lei.
cristinita1
cristinita1
Novata(o)
Novata(o)

Número de Mensagens : 35
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  oceane22 Ter Abr 07, 2009 10:27 am

Ola a todas quanto à eutanaia penso k todos os casos devem ser analisados com o maior cuidado e respeitar o desejo das pessoas,so para exemplo,o meu pai faleceu em 2002 aqui na suiça ao pé de mim e do meu irmao,tinha cancro do intestino em fase terminal,e uma coisa vos digo foi muito muito duro ver o sofrimento dele sobretudo nas ultimas 2 semanas e penso k muitas pessoas no lugar dele teriam pedido a poder partir dignamento,nesse caso para ké prolongar o sofrimento deles inutilmente,por isso sim a eutanasia conforme o casa. Laughing
oceane22
oceane22
Novata(o)
Novata(o)

Número de Mensagens : 6
Idade : 56
Localização : Suiça
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  Adelaide Ter Abr 07, 2009 11:16 am

Eu acho que todas as pessoas deviam ter o direito de dispor da própria vida e quando deviam acabar, sou por isso a favor da eutanásia

Adelaide
Novata(o)
Novata(o)

Número de Mensagens : 16
Reputação : 0
Data de inscrição : 07/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  li Ter Abr 07, 2009 12:16 pm

Mais do que se vislumbrar aqui se a maioria é a favor ou contra uma matéria tão sensível como esta, a idéia dominante que começa a surgir dos comentários aqui colocados até ao momento, é sem dúvida o facto de cada caso ser um caso e por isso deverá ser encarado como tal.

Legislar esta questão é urgente e necessário, para que não se mascarem situações, para que não se discrimine que opta pelo sim ou pelo não.

No entanto, existem valores éticos e morais que deverão ser tidos em conta pelo legislador, para que não fiquem dúvidas:

Eutanásia ou suicídio assistido?...

flower
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  cristinita1 Ter Abr 07, 2009 2:18 pm

Na minha opinião é só uma questão de nomenclatura. O que conta não é o nome que se lhe vai atribuir mas sim o resultado desse gesto efectuado pelo profissional de saúde. O respeito pela vontade do paciente que já não tem qualquer esperança numa vida com qualidade. Permitir a alguém que morra com dignidade.
Eu penso que se levantarão sobretudo questões a nível religioso. Aqui no Luxemburgo, país tradicionalmente católico, para que a lei fosse aprovada no Parlamento tiveram que mudar a Constituição. Isto porque o Grão-Duque se recusava, por convicções pessoais, a aprovar a lei. Como se trata de um país muito prático, o governo mudou a lei e agora já não precisam da aprovação do Grão-Duque para passar as leis no Parlamento. Faz-se por votação.
Para que as mentalidades se mudem em Portugal vai levar muito tempo, acho eu.
cristinita1
cristinita1
Novata(o)
Novata(o)

Número de Mensagens : 35
Reputação : 0
Data de inscrição : 24/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  tixa Qui Abr 28, 2011 9:45 am

Um tema polémico, sim, mas tenho uma opinião mais do que formada sobre ele.

Sempre fui a favor, pelo menos desde que sei o que a palavra significa lol. Acho que acima de tudo se deve respeitar as opções e escolhas do paciente e/ou familiares dependendo do caso. Se uma pessoa está a sofrer e abe que vai sofrer o resto da vida e se não quiser passar por isso não deveria ser obrigada a tal. Doentes que ficam acamados, com dores e etc durante anos é simplesmente horrivel. Pessoas em estado vegetativo durante anos a fio é cruel... Não digo que se mate toda a gente nestes casos; não somos nenhuns assassinos; mas deveria haver liberdade de escolha.

Isto faz-me lembrar... Em Outubro do ano passado descobriu-se que a minha avó tinha cancro. Ela começou a sentir umas dores nas costelas e depois num braço e em 2/3 semanas deram-me a notícia; já estava muito avançado, os médicos não iam fazer tratamento, apenas medicação para as dores. Disseram-me que ela mal se conseguia mexer e por vezes nem falava ou comia. Fiquei devastada com a ideia de a perder, aquela mulher foi uma verdadeira mãe para mim, mas pior do que perde-la foi a ideia de pensar em quanto tempo é que ela iria ficar naquele estado. Passaram-se 2 dias e durante a madrugada faleceu. Chorei baba e ranho, berrei, esperniei, não conseguia acreditar que a tinha perdido para sempre, mas ao mesmo tempo... agradeci ter sido tão rápido. Agradeci por ela não ter sofrido durante meses ou anos como muitos, e por não ter que a ver sofrer.

Depois desta situação fiquei ainda com mais certeza acerca deste assunto, se antes ainda colocava em causa, agora posso dizer com toda a convicção: a morte deveria poder ser uma escolha

tixa
*Recém-chegada*
*Recém-chegada*

Número de Mensagens : 2
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Eutanásia: Sim ou não? Empty Re: Eutanásia: Sim ou não?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos