LiForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Musicoterapia: Saiba porque ouvir música lhe dá saúde. A influência é conhecida desde a Antiguidade e reconhecida na Idade Moderna

Ir para baixo

Musicoterapia: Saiba porque ouvir música lhe dá saúde. A influência é conhecida desde a Antiguidade e reconhecida na Idade Moderna Empty Musicoterapia: Saiba porque ouvir música lhe dá saúde. A influência é conhecida desde a Antiguidade e reconhecida na Idade Moderna

Mensagem  li Dom Nov 16, 2008 9:27 am

Musicoterapia: Saiba porque ouvir música lhe dá saúde. A influência é conhecida desde a Antiguidade e reconhecida na Idade Moderna 426321

A influência da música no comportamento do Homem desde a Antiguidade é assim tema de reflexão...

Das teorias passa-se às experiências e eis que, chegados ao século XX, a classe médica faz nascer uma disciplina que faz uso do som com fins profilácticos e terapêuticos. O seu nome: musicoterapia! E é mais uma das terapias utilizadas nos Spa.
Aristóteles e Platão consideravam que a música provocava reacções nas pessoas e que determinada escala devia ser dada a ouvir a guerreiros, para que estes ficassem mais bravos...
Outros filósofos e pensadores atribuíram à música valores acrescentados, para além dos comuns de entretenimento ou de cariz religioso. Contudo, só a partir da segunda metade do século XX é que o estudo sistemático dos seus efeitos recebeu um tratamento científico.

Médicos, enfermeiros e restante pessoal hospitalar verificaram que algumas sessões musicais com veteranos de guerra eram benéficas, melhorando rapidamente traumas físicos e psíquicos. Não esquecer, contudo, que a nossa receptividade ao som ou às vibrações é-nos inata, basta pensar na questão das vivências acústicas do período intra-uterino.

A saber: por volta dos seis meses o feto é capaz de reagir a estímulos sonoros!
Da Europa aos Estados Unidos, a música é utilizada com fins terapêuticos em hospitais, clínicas, centros de cuidados psiquiátricos ou em Spas.

Objectivo

O objectivo da Musicoterapia é, pois, promover um crescimento emocional, afectivo, relacional e social da pessoa, através da utilização de sons mas também de movimentos corporais como meio de comunicação e expressão. É, portanto, um todo que faz desta disciplina um bem a não descurar, a par de outro tipo de tratamentos prescritos pelo médico.

Em Portugal este universo ainda está por explorar. Ao que tudo indica, esta disciplina, que em breve se tornará numa ciência, ainda vai dar que falar.
Até lá existem no país projectos que se aproximam dos objectivos que a disciplina contempla.
Projectos estes que se apoiam em suportes multimédia e que pretendem actuar em campos como o do relaxamento.
São usados com esse fim, por exemplo, pelas profissionais de estética. É comum encontrar no gabinete da esteticista uma suave melodia de fundo. Como tantos outros profissionais que actuam na área do bem-estar, a busca de meios que permitam chegar à relaxação é uma constante.

Sons e movimentos
O vínculo entre os sons e o ser humano proporciona a base de trabalho para a Musicoterapia.
Uma parte importante do trabalho desta disciplina desenvolve-se no campo das enfermidades psíquicas, muitas das quais se caracterizam por retracção, inibições, repressão ou negação de sentimentos, ou dissociações dos mesmos, no campo da educação especial.

O objectivo da Musicoterapia é promover um crescimento emocional, afectivo, relacional e social da pessoa, através da utilização de sons, movimentos e expressão corporal como meio de comunicação e expressão. Na origem da música, do som, dispomos de um meio para chegar a esse objectivo, pois o "som é a fonte de toda a troca".

Um dos objectivos principais é reactivar os processos afectivos através de sons e estimular a catarse (prática psicanalítica que pretende a cura do paciente mediante a exteriorização por parte deste dos traumatismos recalcados, através da expressão verbal, do psicodrama) ou expressão dos mesmos através de canais motores e expressivos. Se isto é conseguido, ajuda-se a vivenciar, a perceber e integrar a sua realidade interna e a poder manobrá-la de uma forma mais adequada conforme as suas necessidades, desejos e metas na realidade externa.

A relação que existe entre as reacções emocionais e os estados orgânicos explica a estreita relação entre os sons e a medicina que se regista desde os primórdios da história do Homem. Um conceito amplo que integra a utilização de sons (inclusive as vivências acústicas do período intra-uterino), música e movimentos que têm a finalidade de produzir efeitos regressivos a fim de abrir canais de comunicação.
Fonte: Estética Viva - Revista de Estética Profissional

E agora que acabou de lêr um pouco mais sobre este tipo de terapia, que lhe apetece dizer?

De que forma a música faz parte da sua vida?

Tente lembrar-se "daquela" música...
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos