LiForum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dez por cento das crianças são maltratadas nos países ricos

2 participantes

Ir para baixo

Dez por cento das crianças são maltratadas nos países ricos Empty Dez por cento das crianças são maltratadas nos países ricos

Mensagem  vivie Ter Dez 09, 2008 1:44 am

Trabalho divulgado na edição de Dezembro da revista The Lancet.

Dez por cento das crianças dos países ricos sofrem algum tipo de maus-tratos e apenas um em cada dez casos é investigado e provado, revela um estudo publicado pela revista médica britânica The Lancet e citado pela Agência Lusa.



Trata-se de «um problema de saúde pública muito mais importante do que parece», considera Richard Horton, director da revista, que dedica a edição de Dezembro à questão.



Neste trabalho, investigadores de universidades britânicas e norte-americanas compilaram vários estudos realizados em países de rendimentos elevados (Europa Ocidental, América do Norte, Austrália, Nova Zelândia e Japão) e interrogaram pessoas sobre se sofreram maus-tratos e pais para conhecerem os seus métodos disciplinares.



Os maus-tratos infantis são definidos pelos investigadores como accões ou inacções de pais ou cuidadores de crianças que causem danos, possam causá-los ou ameacem fazê-lo, mesmo sem intenção. Dentro desta categoria entra ser testemunha de actos de violência íntima, desde comportamentos ameaçadores a violência ou abusos entre adultos que são ou foram companheiros íntimos ou membros da família.



Segundo Ruth Gilbert, do University College de Londres, cerca de uma criança em dez sofre anualmente alguma forma de maus-tratos (físicos, psicológicos, negligência, abuso sexual), apesar de as estimativas oficiais apontarem para números muito mais baixos, entre apenas 1,5 e cinco por cento.



Cathy Spatz, perita da City University de Nova Iorque, afirma que quatro a seis por cento das crianças sobre abusos físicos no conjunto dos países ricos.



Os abusos psicológicos abrangem cerca de 10 por cento e o abandono, ou seja, a falta de cobertura das necessidades físicas, emocionais, médicas e educacionais de uma criança, afecta entre 1 e 15 por cento da população infantil. A negligência, apesar de não suscitar tanta atenção e preocupação, produz pelo menos o mesmo dano na criança e na sua vida adulta do que o causado pelos abusos físicos e sexuais.



Pelo menos 15 por cento das raparigas e cinco por cento dos rapazes foram expostos a algum tipo de abuso sexual, que vai desde mostrar a menores material pornográfico até violação com penetração até aos 18 anos. Este tipo de crime afecta entre cinco e 10 por cento das raparigas e entre 1 e cinco por cento dos rapazes.



PAIS RESPONSÁVEIS



À excepção dos abusos sexuais, que são perpetrados por familiares ou conhecidos, a maioria dos maus-tratos são cometidos pelos próprios pais. Os abusos são infligidos geralmente a rapazes em idade escolar, mas são os mais pequenos, e mais vulneráveis, os que sofrem um maior número de mortes.



De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), morrem anualmente 155 mil rapazes menores de 15 anos em consequência de abusos ou negligência perpetrados pelos pais biológicos (80 por cento) ou padrastos (15 por cento).



Na União Europeia, quatro crianças num milhão morrem anualmente por homicídio, um número três vezes superior nos países da Europa de leste.



Segundo os investigadores, os números são muito mais alarmantes nos países com rendimentos baixos e médios. Entre as consequências dos maus-tratos, que podem provocar transtornos crónicos, estão dificuldades educativas, problemas de comportamento, de álcool e drogas, depressão ou stresse pós-traumático.



A taxa de suicídios é muito elevada entre os jovens que sofreram maus-tratos na infância, havendo relatos segundo os quais um em cada cinco destes jovens tenta suicidar-se, uma percentagem que duplica a do conjunto da população juvenil.



Nas conclusões do estudo, os autores lançam um apelo para que se invista nos esforços para melhorar a detecção dos maus-tratos e a sua denúncia, bem como para melhorar a eficácia dos sistemas existentes para os prevenir e erradicar. Uma tarefa, acrescentam, que deve envolver tanto familiares e conhecidos como outros agentes que estejam em contacto com as crianças (professores, médicos) e os serviços sociais e judiciais.





pais e filhos
vivie
vivie
Atenta(o)
Atenta(o)

Número de Mensagens : 294
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dez por cento das crianças são maltratadas nos países ricos Empty Re: Dez por cento das crianças são maltratadas nos países ricos

Mensagem  li Qua Dez 10, 2008 1:02 pm

A violência praticada sobre as crianças é sem dúvida um tema que em breve será tema no «Prós & Contras» do nosso LiFórum.

Infelizmente, muito há para dizer...

flower
li
li
Admin
Admin

Número de Mensagens : 388
Idade : 51
Localização : Faro
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/10/2008

https://liforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos